segunda-feira, 19 de setembro de 2011

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO CHICLETE

Com o atual crescimento da sociedade pós-moderna e o aumento célere da população mundial, os impactos causados pela ação atrópica no meio ambiente tem se intensificado e ameaçado o equilíbrio natural dos ecossistemas e biomas da Terra.
      Algumas ações, por parecerem inofensivas, são deixadas de lado e ignoradas pelo homem. O consumo de um adocicado chiclete, bem como seu descarte inadequado na natureza, é uma dessas que não recebe a atenção devida, mas prejudica potencialmente o nosso planeta. Alguns desses prejuízos são:
  • Asfixia de passarinhos, que atraídos pelos cheiro, cor e gosto do chiclete, o bicam tentando comer e acabam presos, grudados na goma de mascar e morrendo;
  • Sujeira nas ruas;
  • Entupimento de galerias pluviais, pois fica flutuando nas vias;
  • Poluição da água e solo;
  • 5 anos para sua decomposição.
               Com isso fica certo a importância de em pequenas ações fazermos nossa parte para auxiliar na salvação e manutenção da vida no planeta. São pequenos gestos locais, mas que fazem toda a diferença global, pois o maior impacto que um chiclete pode causar no planeta vem da irresponsabilidade das pessoas que não o descartam corretamente, jogando em qualquer lugar, inclusive colando-o em bancos de ônibus, carteiras escolares... Assim nos remete os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente, Saúde (1997 P.25): “Nesse contexto, fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venham agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; como participantes do governo ou da sociedade civil, saibam cumprir suas obrigações, exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade, tanto local como internacional; e, como pessoas, encontrem acolhida para ampliar a qualidade de suas relações intra e interpessoais com o ambiente tanto físico quanto social”. 
Por: Fabrício Freiman 















2 comentários:

  1. Olá meu nome é Sara,sou estudante e tenho 12 anos.
    Todos dizem que os chicletes demoram 7 anos ou mais para serem digeridos(na maioria das vezes ditas pelos pais),mas isso na verdade é um grande mito.
    Pois os chicletes serão decompostos como qualquer outro alimento,os açucares que ele contém,irão ser absorvidos pelo seu organismo.
    Geralmente os chicletes podem levar horas e até dias a mais do que os outros alimentos para serem digeridos.
    O maior perigo em se engolir um chiclete é o risco de asfixia.

    Assinado:Sara Jordanna Gervásio de Souza
    Série:7 ano A1

    ResponderExcluir